Canto de Trinca Ferro – Um dos cantos mais bonitos dos pássaros


O pássaro trinca ferro é um verdadeiro cantor. Por um ser um pássaro muito territorialista, quando o macho quer demarcar um território, ele canta bem alto e assim, afasta os outros machos do seu território.

Tanto o trinca ferro macho quanto a fêmea são idênticos, diferenciados apenas pelo canto, predominantemente oriundo do macho. Quando o ocorre um canto de trinca ferro, querendo dizer que ele já é o dono daquele território, outros machos trinca ferro começam também a cantar, formando assim uma cantoria muito forte e bonita.

Em alguns casos, a fêmea trinca ferro pode desenvolver um canto bem parecido com o do macho, porém mais baixo, sendo fácil distinguir qual é o macho e a fêmea.

Essa espécie de pássaro é bem valorizada por criadores e também é alvo constante de contrabandistas de pássaros silvestres.

Assim como qualquer animal silvestre, para criá-lo, é necessário ter uma autorização especial do IBAMA, até porque o trinca ferro é um animal da nativo da fauna brasileira.


Como comprar um pássaro Trinca Ferro

Se estiver interessado em criar esse animal, o correto é procurar criadores que tenham o trinca ferro. Dessa maneira, você não estará contribuindo com o contrabando de aves e terá um pássaro bem cuidado e com menos riscos de morrer por enfermidades. Comprar de contrabandistas é crime e tem chance do pássaro trinca ferro morrer depois de alguns dias por ter sido vítima de maus tratos.

Caso tiver interesse em comprá-lo, peça orientação ao vendedor de como deverá cuidar. O trinca ferro é uma ave que exige alimentação diversificada e ambiente limpo e espaçoso, com exposições diárias ao sol.

Reprodução do Trinca Ferro

Seu período reprodutivo acontece geralmente entre agosto e novembro. A sua ninhada geralmente é de 2 ou 3 filhotes.

A principal dificuldade em conseguir sua reprodução em cativeiro está na alimentação dos filhotes de trinca ferro, visto que essa espécie, quando filhote come muitos insetos. Os pais trinca ferro são responsáveis por essa alimentação na natureza, porém em cativeiro isso se torna difícil.

Canto de Trinca Ferro

Outros nomes do Trinca Ferro

O Trinca Ferro, além desse nome, também é chamado de bico de ferro, tempera viola, pixarro, pipirão, estevo, papa banana (em Santa Catarina), titicão, tia chica e chama chico (interior de São Paulo)

Características do Trinca Ferro

O Trinca Ferro possui um bico negro e forte, e é até mesmo por esse motivo o nome dele. Ele apresenta dorso verde, cauda e lados da cabeça acinzentados. A listra superciliar é a mais comprida das três espécies (ave adulta), com o ‘bigode’ menos definido e garganta inteira branca. Por baixo, a cor que domina nas laterais é a cinza, tornando-o marrom alaranjado e no centro da barriga, ele é branco. Suas asas são esverdeadas. O juvenil não possui a listra tão extensa, sendo que geralmente é falhada ou em alguns casos nem exista, logo após saírem do ninho. Não existe diferenças entre o macho e a fêmea trinca ferro.

Alimentação do Trinca Ferro

A principal alimentação do trinca ferro é frutos, insetos, sementes, folhas e flores,como as do Ipê. Os seus frutos preferidos são do tapiá ou tanheiro. O macho costuma trazer alimento para sua fêmea.

Distribuição Geográfica do Trinca Ferro

Ele distribui-se basicamente na parte central do Brasil e Nordeste, na Bahia, ao Sul do País, no Rio Grande do Sul e em toda região Sudeste. Também se distribui pelas fronteiras vizinhas como na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Canto de Trinca Ferro Fêmea

Canto de Trinca Ferro Macho

Se você gosta do canto de trinca ferro ou tem um, deixe seu comentário abaixo.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(15 votos, média: 3,87 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

2 pensamentos em “Canto de Trinca Ferro – Um dos cantos mais bonitos dos pássaros”

  1. Neste momento estou ouvindo um trinca ferro cantando no meu pomar. Sempre ouvia mas não sabia exatamente qual era, consultei o site e confirmei ser o próprio.Está havendo uma competição entre dois,um bem longe do outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *