Calopsitas – Pássaros exóticos e bem sociáveis


Quem não fica encantado com a beleza e canto dos pássaros? São animais de uma beleza única! Poderia ficar horas ouvindo o entoar de seus cânticos!

As Calopsitas são pássaros lindos, que caíram no gosto do povo por sua incrível inteligência, docilidade e afeto ao dono. Inúmeros shows são apresentados com esses lindos pássaros com adestradores de aves!

A calopsita é um pássaro, que pertence à ordem dos Psitaciformes, também a família Cacatuidae. Natural da Austrália, essa espécie foi descrita pela primeira vez em 1792!

As Calopsitas são muito apegadas aos seus donos e são extremamente interativas, divertidas, na maioria das vezes, sempre alegres, simpáticas e brincalhonas. Convivem bem com outras espécies, inclusive cães e gatos e são facilmente adaptáveis. Precisam de espaço adequado, gaiolas especiais ou casinhas de madeira feita com argolas, ninhos, pêndulos. Gostam de alimento e água sempre à sua disposição!

Características Comuns das CalopsitasCalopsitas

-Medem até 30 cm de comprimento
-Pesam de 85 a 120 gramas
-Reproduzem-se o ano inteiro, sem que haja um período específico, com 4 a 7 ovos em cada postura que levam de 17 a 22 dias para eclodirem!
-Tempo de vida: 25 anos de uma longa vida


Alimentação das Calopsitas

Ofereça ração própria, sementes e frutas como maçã para suas Calopsitas, elas adoram!
Nunca dê alimentos processados, doces, pois possuem um organismo sensível e isso pode matá-las.
Não utilize vasilhas de plásticos para alimenta-las. Por serem muito leves, podem cair e derrubar a comida o tempo todo, além de ser possível que elas furem a vasilha e isso cause mal.
Utilize potinhos de vidro, cerâmica, barro envernizado.
É aconselhável que os potes de água e comida fiquem no chão da gaiola, isso estimularia ela a descer e fazer um pouco de exercício!

A alimentação certa das Calopsitas é composta de diferentes sementes e misturas de rações contendo painço, girassol e linhaça!

Jamais deixe que sua ave coma certos tipos de alimentos como o abacate, alface, cafeína, chocolate, qualquer gordura, sal, sementes de frutas, folhas de batata, feijão, bebidas alcoólicas porque isso poderia ser fatal!
Uma dieta balanceada e rica em alimentos corretos, é essencial. A recomendação veterinária para a mistura correta da ração é: 20% de alpiste, 50% painço, 15% arroz com casca, 10% aveia, 5% girassol, diariamente! Além de frutas, legumes e verduras como espinafre, chicória, almeirão, couve bem lavados, milho verde, ainda mais quando houver filhotes, além de farinha de ostra, para ajudar na digestão e como fonte de cálcio, e osso de siba, por causa dos bicos.

São animais maravilhosos, mas vale lembrar que são animais bem barulhentos. Emitem sons altos e gritos que podem ser bastante incomodativos para quem gosta de silêncio.

Cuide bem do seu bichinho e jamais cause estresse desnecessário à ele. Calopsitas não gostam de gritos, som alto e tudo mais que possa atormentá-la e deixá-la nervosa!

Calopsitas Cantando Pau no Gato

Esse video realmente é muito interessante. Já tem mais de 1 milhão de acessos no Youtube e é realmente muito engraçadinho um calopsita macho cantando para a calopsita fêmea.

Tudo sobre calopsitas (alimentação, doenças, canto, como amansar, etc) [Video]

Estou indicando esse video porque a Brena Braz fez um excelente trabalho ao produzí-lo. Ela ensina de maneiras fáceis para qualquer pessoa entender como você conseguirá amansar sua calopsita, sobre a alimentação, doenças e como ensinar as calopsitas a cantar.

Escrito por Caroline Barreto.