Por que os cachorros dão voltas antes de deitar?


Muita gente fica olhando os cães ao se deitaram. É curioso o fato deles rodarem antes de deitar. Quem nunca se perguntou o motivo deste ato tão curioso? É engraçado. Tive cães a minha vida inteira e todos faziam a mesma coisa. Sempre tive a curiosidade de aprender os hábitos e curiosidades destes animais tão fantásticos.

Por que os cachorros rodam antes de deitar?

Essa pergunta para ser respondida devemos percorrer milênios atrás.

Não pense que seus cachorros são malucos ou esta ficando com problemas de equilíbrio, só porque ele fica dando várias voltas antes de deitar em determinado lugar. Isso é comum a todos os cães. Sempre foram livres e selvagens. Eles têm parentesco com os lobos. Seus hábitos em natureza ( me refiro aos cães selvagens ) sempre foram de caça, defesa, cuidar dos filhotes. Na natureza, nas florestas e savanas eles corriam muitos perigos todos os dias. Eram hienas, leões, guepardos e outros que ameaçavam todos os dias a integridade da matilha. Não nos esqueçamos do homem, que sempre foi um caçador nato de todos os animais.

Esta atitude de rodar antes de deitar dos cães foi herdada de seus ancestrais, que usavam esses rodopios como estratégia de sobrevivência. Animais exalam cheiros, cada qual com seu padrão particular. Sabe se que o vento propaga cheiros seja ele qual for. Eles giravam para sentir a direção do vento, que poderia espalhar o cheiro de seu corpo, fazendo com que predadores não os encontrassem mais rapidamente.  Para se defenderem, deitavam em uma posição que permitisse perceber a aproximação de algum inimigo, caçador ou predador!

Este comportamento é apenas instintivo e já nasce com ele. Sua genética está programada para isso, embora ele não precise mais deste artifício, já que não precisa mais enfrentar caçadores, predadores e inimigos. Mesmo assim continuam fazendo, porque é instintivo. Já nasce com eles.


Cachorros correm atrás do rabo antes de deitar

Segundo pesquisas com animais selvagens, lobo, cães selvagens, descobriu se que os animais que tinham este comportamento apresentaram ao longo do processo de vida, maior sucesso reprodutivo e venceram a seleção natural. Conseguiam sobreviver mais tempo. Tinham maiores ninhadas com filhotes mais fortes e mais inteligentes.

Várias outras ações dos cães não apresentam utilidade atualmente, mas são realizadas por instinto. O cães levantam a pata para fazer xixi, por exemplo, como forma de demarcar território e mostrar que é superior ao outro. Quanto mais alto os cachorros conseguir levantar sua urina, mais forte ele é percebido pelos outros cães machos mais fracos. Esse comportamento é mais comum nos machos. Esses machos alfas são respeitados por outros machos e fêmeas, que sabem que aquele território é de um denominado cão, quanto mais o odor for mais forte e mais alto que os demais, mais eles se demonstram mais autoritário e forte em relação aos demais. As cadelas também podem exercer esse papel, quando estão prenhas, para afugentar possíveis predadores de seus filhotes.

Outra mania que não ha mais necessidade hoje em dia, mas que eles ainda fazem é raspar a pata no chão. É outra maneira dos cachorros dizerem “este lugar me pertence”, é meu, aqui um macho alfa passou. Quando eles raspam a pata no chão estão dizendo aos outros machos que eles ali passaram e que aquele território é dele. Os cães não possuem glândulas sudoríparas ao longo do corpo. Eles não suam em larga escala, como os humanos. Suas glândulas de suor se concentram nas patas. Por isso, ao rasparem determinado lugar estão marcando o espaço com o cheiro de seu corpo. Os cães que conseguiam sobreviver e ser respeitados pelos demais, tinham maiores ninhadas com filhotes mais fortes e mais inteligentes.

Então quando ver os cachorros levantar a pata para fazer xixi, rodopiar para deitar, ou raspar a pata no chão quando acabar de fazer xixi, não ache que ele é doido, maluco ou que cava a terra só pra te deixar sujo de proposito… Isso é instinto, nasce com eles e o maior culpado é a natureza que criou seres perfeitos para se defenderem e sobreviverem quando ameaçados.

Se você já viu os cachorros fazerem isso ou tem um que faz isso sempre, comente abaixo sobre ele.

Escrito por Caroline Barreto.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(Nenhum voto ainda. Dê o primeiro voto!)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...