Acará Disco – Um dos Peixes Ornamentais Mais Lindos


O Acará Disco é um nome comum atribuído ao gênero Symphysodon que possui atutalmante duas espécies e três subespécies de peixes de água doce. É um peixe muito apreciado para aquariofilista e é vendido bastante como proposito para servir de peixes ornamentais.

É encontrado no Brasil, Peru e Colômbia. A principal característica do Acará Disco é seu forma discoide (dai que vem o seu nome Acará Disco) e também de suas cores lindas. Vivem em cardume e alimenta-se principalmente de insetos, larvas e crustáceos.

O Acará Disco tem em média 15 centimetros de comprimento, e habita igarapés de águas claras e calmas ou pequenos lagos. Além disso o Acará Disco é um dos peixes mais apreciados do mundo, por causa da sua variação de cores, inclusive na sua barbatana dorsal e caudal.

O Acará Disco é um peixe bem pacifico, sendo que para propósitos ornamentais deve ser criado com outros peixes ornamentais pacíficos também. O Acará Disco é bem exigente em relação a qualidade da água, sendo não indicado para um primeiro aquário. Não precisa ser um profissional para se ter um aquário com Acará Disco, mas ele exige bem mais cuidados do que outras espécies de peixes ornamentais.

Reprodução e Comportamento do Acará Disco

O Acará Disco não migra para se reproduzir e possui um gosta bem do território onde vive. Durantes as chuvas prefere viver sozinho ou em grupos pequenos em águas profundas, mas depois voltam a formar grandes cardumes e a viver nas margens dos lagos onde tem árvores caídas.


Acará Disco
Picture by Basheer Tome / flickr

O Acará Disco desova mais de uma vez por ano e com média de 1500 ovos por desova, sendo que atinge a maturidade sexual com aproximadamente doze meses de idade. Tem como costume depositar os ovos em pedras ou folhas grandes.

Durante a desova, o Acará Disco Fêmea deposita alguns poucos ovos que serão fertilizados pelo Acará Disco Macho. Logo após o processo de fertilização, que pode até durar uma hora, o casal de Acará Disco se mantem agitando a água ao redor dos ovos, para que eles tenham a oxigenação necessária. Depois o casal de Acará Disco procura limpa-los e mante-los seguros até começarem a nascer.

O tempo para eclodirem pode depender exclusivamente da temperatura da água, sendo que pode acontecer entre dois e cinco dias e permanecer com a vesícula vitelina durante mais três ou quatros dias, e só então depois que começam nadar livremente.

O casal de Acará irá alimenta-lo durante duas semanas com muco que são liberados por eles. Depois dessas duas semanas, podem começar a ser alimentados com náuplios de artêmia, mas ainda vão ser alimentado pelos mais por mais uns trinta dias. Somente depois de cinquenta dias é que eles podem ser separados dos pais, pois já conseguiram se alimentarem sozinhos.

Característica do Acará Disco

O Acará Disco é um peixe pequeno, que tem em média 15 centímetros. Seu corpo é achatado, e possui a barbatana dorsal e caudal relativamente longa, o que permite o seu forma discoide. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas, mais coloridos e na barbatana dorsal os raios coloridos são mais grossos e longos.

As cores do Acará Disco são as mais variadas possíveis, e é justamente isso que o deixa conhecido como um dos principais peixes ornamentais do mundo. Geralmente você encontrará Acará Disco nas cores amarelo, verdes, azuis, vermelhos, brancos ou castanhos, sendo que na verdade existe cerca 600 variações de cores.

Criação de Acará Disco como Peixes Ornamentais

Aquário de Acará Disco
Picture by Andreea Filip / flickr

Os primeiros Acará Disco que foram capturados da natureza, por volta de 1933 morreram logo depois de serem colocados em um aquário. A partir de 1935 que os Acará Disco que foram colocados em aquários conseguiram se reproduzir e chegar em sua idade adulta.

Quando começou a desenvolver o automobilismo, depois da Segunda Guerra Mundial, eles começaram a ser exportados em quantidades pequenas para a Europa e Estados Unidos. Mas, após 1980 esse peixe começou a ser visto de forma diferente pelos aquariofilistas e então começou a ser mais desejados por pessoas de todo o mundo.

Acará Disco Amarelo, Branco e Vermelho
Picture by Brian Gratwicke / flickr

Para iniciantes que querem ter o seu primeiro aquário, o Acará Disco não é recomendável. Essa espécie de peixe é muito exigente quanto a água, tanto em relação a quantidade de água, a temperatura da água ou o pH.

Os aquários devem ser o mais próximo possível com o que o peixe vive na natureza, e portanto um aquário que terá Acará Disco deverá ter algumas plantas, troncos e pedras, e possuir pouca luminosidade.

Como é um peixe calmo, o Acará Disco não pode ser mantido junto com peixes agressivos, pois possivelmente o machucarão. Algumas espécies mais indicados é o Peixe Neon, Tetras, ou alguns outros que se adequem a temperatura da água do pH e que são considerados peixes mais mansos.

Vídeo sobre o Acará Disco

Mas se você ainda não acredita que o Acará Disco é um dos peixes mais lindos, mesmo após essas fotos, você deve assistir esse vídeo. Mas cuidado, não olhe muito de perto na tela do seu computador, pois sua tela simplesmente irá explodir de cores lindas que esse incrível peixe ornamental tem.

O que achou desse incrível peixe? Vai comprar um Acará Disco depois de ler essas informações? Deixe sua dúvida ou comentário abaixo.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(1 votos, média: 5,00 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *