Absolutamente Tudo Sobre Iguanas Que Você Precisa Saber


A iguana ou iguana verde é um réptil de aparência primitivas. Costumam ter um corpo verde ou acinzentado e serem bem gordas. A maior parte do seu corpo é constituída pelo rabo. Medem em média 1,5 metros de comprimento, mas podem chegar aos 2 metros. Podem pesar até 7kg, são bem fortes e rápidas.

Elas são animais de hábitos arborícolas, ou seja, passam boa parte do seu tempo em árvores. Por isto possuem unhas bem afiadas e uma musculatura muito forte. Caso sintam-se ameaçados vão correr ou subir nas árvores. Como defesa ela usa o seu rabo com um chicote. Caso seja capturado pelo rabo, o rabo solta-se do restante do corpo, dando assim chances de fuga para a iguana.

Sua alimentação é basicamente de vegetais e frutas, mas também se alimenta de insetos. Aos três anos de idade já se reproduzem. Na época de reprodução os machos ficam com as cores mais vivas. Eles brigam com outros machos que invadem sua área de reprodução, resultando em graves ferimentos e até morte. A reprodução dos iguanas tem em média 30 avos por postura, que é feita uma vez no ano. Por ser um animal ovíparo, a fêmea desova o animal em um lugar quente escondido, para que assim os ovos tenham mais chances de eclodirem.
Os filhotes nascem totalmente formados e independentes e têm que sobreviver sozinhos desde o primeiro dia de vida, procurando alimento e se escondendo de predadores.

Criação em cativeiro de Iguana

As iguanas são considerados os primeiros répteis a serem domesticados. Eles são populares por serem bem mansos e terem uma boa interação com os donos. Para criar um lagarto é preciso de cuidados especiais e dedicação.
O recinto que o iguana vai ficar precisa ser grande. Tem que ter espaço para ele andar e galhos para e subir e deitar, como característico da espécie. Esse recinto deve ficar parcialmente exposto ao sol, pois eles necessitam de sol para manter-se saudáveis. Caso não seja possível mantê-lo exposto ao sol, pode-se comprar lâmpadas que substituam o sol, encontradas em grandes lojas de animais. Deve ter também uma boa umidade e ventilação, assim como sobra e água fresca.

Em cativeiro ele vai ter uma dieta básica de: 80% em verduras e vegetais, 15% de frutas de 5% de proteína.


Iguana
Reproduzido da Internet

Quando mantido em cativeiro o iguana costuma ser bem manso e deixa-se ser manipulado. O manuseio deve ser feito de uma forma que o animal sinta-se à vontade e não sinta-se ameaçado. O manuseio em excesso também pode estressar o animal, por isso, deve ser feito de forma moderada.

Vale a salientar que para criar um animal silvestre em cativeiro é necessário adquiri-lo de criadouro legalizado pelo IBAMA. Ao comprar animais má procedência ou de procedência duvidosa você pode estar contribuindo com o tráfico ilegal de animais.

Escrito por João Victor


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(3 votos, média: 5,00 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *