6 passos que você deve saber para resgatar um animal de rua

Quer resgatar um animal e não sabe como proceder? Veja 6 passos fundamentais que ajudará você a salvar uma vida.

1- O encontro

Ao encontrar um animal e você decidir ajudá-lo, lembre-se de que a partir de agora você será responsável por ele. O animal estará muito debilitado e precisará de cuidados. Certifique-se de que ele não está raivoso, e tente se aproximar. Faça um carinho ou dê comida para que possa ganhar sua confiança.

2- Buscando Ajuda

Se o animal for de grande porte você precisará de ajuda. Procure ajuda de amigos e familiares que estejam disponíveis em ajudar com transporte, cuidados, alimentação, despesas com veterinário e de um lar temporário.

3- O resgate

Recolha o animal e leve-o para um local seguro. Coloque água e comida. Veja se o animal aparenta está machucado, veja como se movimenta ou se tem sangramentos. Se possível dê um banho no animal, fica mais fácil vê os ferimentos, mais se o animal estiver muito debilitado o banho não é aconselhável. Depois de verificar o animal, leve-o ao veterinário.

4- Atendimento veterinário

Na clínica o animal passará por exames, vacinação e vermifugação. Os custos com veterinário são altos, é aconselhável que você busque ajuda de pessoas que possa ajudá-lo com a despesa. Você pode também optar por levar o animal em universidades que ofereçam o curso de Medicina Veterinária ou até mesmo tentar parcerias com ONG’s.

5- Em busca do lar

Depois que o animal estiver se recuperando procure um lar para ele. Tire fotos do animal e divulgue no seu bairro, nas redes socias, nos lugares que você tenha acesso.

É muito satisfatório resgatar um animal

6- A adoção

Achando alguns interressados para adoção você deve checar as informações. Marque visitas, informe-se sobre o local para onde será levado o animal, veja se a pessoa terá tempo para se dedicar ao animal. Faça uma ficha com todos os dados da pessoa (nome, endereço,telefone,e-mail…). Na mesma ficha faça um termo de compromisso e peça para a pessoa assinar.

Conseguiu um lar para o animal? Agora está na hora de se despedir dele. A saudade pode ser imensa, mas a satisfação e a felicidade de ter salvado uma vida será bem maior e nada se compara a alegria de ter ajudado um ser indefeso. Não é verdade?

Comente abaixo caso já conseguiu resgatar um animal.



Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(Nenhum voto ainda. Dê o primeiro voto!)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...